quinta-feira, 19 de março de 2009

Pérolas


Esta semana fiz 10 anos na empresa em que trabalho. Foi um momento de muita reflexão.
O que leva um profissional a estar tanto tempo numa mesma empresa? Acomodação?
Bem, os que me conhecem certamente diriam que tenho qualquer outro defeito, mas certamente este não estaria entre eles.

Eu caracterizei esse período como reinvenção. Para fazer parte de um grande grupo empresarial por tantos anos, precisei constantemente me colocar à prova, sair das minhas zonas de conforto, testar meus limites.

Nada de ficar executando o B+A=BA. Há sempre muitos profissionais competentes para fazer o feijão com arroz., mas que a empresa sabe que não conseguirá tirar um baião* daí. Quem você acha que está na lista de demissionáveis?

Meu conselho para vocês: não se permitam executar a mesma tarefa por mais de 03 anos, tempo que eu considero suficiente para dominar uma atividade. Você até poderá permanecer na mesma função, mas sempre busque novas responsabilidades.

Deseja crescer? Nada de tentar tomar o lugar do outro ou pisar no pescoço de alguém mostrando as fragilidades desse profissional. Se você quiser se destacar deve enxergar os locais vazios. É aí onde você encontra a oportunidade. Se auto-analise e prepare-se para o momento em que a empresa decidir que aquele espaço deve ser preenchido. Você será certamente visto como um forte candidato.

Mostre-se em movimento. Retome seus estudos e se isso não for viável, procure você mesmo uma bibliografia técnica que lhe mostre as tendências de mercado. Comece com os livros básicos e depois com as revistas que estão sempre mais atualizadas. Em tempos de crise, ser um dos últimos da lista é muito importante.

Ah! Sobre o título, 10 anos é comemorado com bodas de Pérolas.

Boa Sorte para vocês.

*Baião – Comida típica do nordeste onde são cozidos juntos o feijão e o arroz.

Um comentário:

Wanderley Filho disse...

Parabéns pelo aniversário. Dez anos crescendo numa empresa que também cresce é algo especial. Como no casamento, quando as coisas são feitas com dedicação e sentimento de construção permanente, tudo evolui.

Wanderley