segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Desenvolvimento técnico ou emocional ?


Para conquistar o emprego desejado, é muito importante que o profissional possua a competência técnica necessária para o cargo almejado, no entanto, essa é a parte mais fácil.

A grande maioria dos profissionais não consegue perceber o mais importante: o desenvolvimento emocional.

Profissionais com baixa inteligência emocional, por melhores técnicos que sejam, se mostram péssimos gestores. São pessoas altamente capazes de executar tarefas, mas que não conseguem conduzir sua equipe para o sucesso, não passam segurança aos demais e a gem de forma desagregadora, levando o desempenho da equipe a quase zero.

Conheço profissionais incríveis que não conseguem estabelecer uma relação de respeito apenas por não saber se portar ou conduzir um diálogo em que ele se coloque no lugar do outro.
Veja bem, líderes e bons profissionais não precisam gostar de seus pares, mas precisam estabelecer uma relação mínima de respeito. Tratar as pessoas com dignidade é obrigação de todos.

Portanto, se as pessoas percebem você como um chefe ou um colega desrespeitoso, embora essa não seja a imagem que você faz de si mesmo, está na hora de começar a rever sua auto-avaliação.
Toda percepção é uma realidade para o seu emissor, e por mais quevocê não deseje, quando boa parte das pessoas interpreta o seu comportamento de uma maneira, é porque você transmite essa percepção. Negá-la não resolve o problema.

Escute quando essas mensagens chegam até você e trate de mudar sua postura. Caso contrário você é um forte candidato a perder ótimas oportunidades de promoção.

Nenhum comentário: